Aprendendo a Empreender: Ciclo de palestras para alunos aborda marketing, empreendedorismo e administração

27 de agosto de 2021

Anota a ideia, calcula os gastos, faz o download daquele aplicativo que vai facilitar a organização… Ufa! Nossos jovens empreendedores do 9º ano já estão trabalhando e muito. Para dar o pontapé inicial na @asteriaempresa (9º I) e @cosmeticoscolibri (9º P), os alunos participaram de um ciclo de palestras sobre três temas essenciais para a proposta deste ano do Aprendendo a Empreender: marketing nas redes sociais, empreendedorismo social e administração.

Na primeira palestra, a jornalista Laís Santos, que integra a equipe de Comunicação do Anglo, mostrou como é importante para as empresas estarem presentes nas redes sociais e quais os primeiros passos para se estabelecer no mundo digital. Laís também trouxe exemplos de temas que podem ser abordados e destacou a importância de planejar o conteúdo e traçar estratégias que ajudem as empresas a encontrarem seu público.

Em seguida, as turmas ouviram o ex-aluno Lucas Leal, que compartilhou suas experiências e trouxe informações importantes sobre empreendedorismo com viés social. Formado em Economia pelo Insper, Lucas atua em uma empresa que conta com doações para manutenção dos serviços, o que a torna muito próxima do modelo que o 9º ano vai vivenciar este ano, já que as empresas vão arrecadar doações para produção dos cosméticos que serão entregues a instituições sociais.

No último encontro do ciclo de palestras, os empreendedores receberam Robson Pereira, administrador do Anglo, para um bate-papo sobre administração de empresas. Robson fez um apanhado com tudo o que os alunos precisam saber para gerir um negócio. Ele falou, por exemplo, sobre os diferentes setores dentro de uma empresa, quais ferramentas podemos usar para gerir informações e como é feito o controle do fluxo de receitas e despesas.

“Nosso objetivo com esse ciclo de palestras foi que a gente pudesse proporcionar aos alunos mais informações sobre três aspectos importantes para o Aprendendo a Empreender. Esses encontros trouxeram um amplo repertório de informações e, agora, os alunos chegaram à fase de divulgação da empresa para arrecadação das cotas de doações”, explicou a professora de Ciências, Carol Freitas.

Realizado desde 2013, o projeto Aprendendo a Empreender desafia alunos do 9º ano a criarem suas próprias empresas sob a orientação dos professores de Ciências, Carol, e Matemática, Wellington Marinho. Ao longo do processo, outras disciplinas se envolvem e toda a comunidade escolar pode participar. Assim, as turmas trabalham na prática com conceitos de diferentes disciplinas e ainda têm uma experiência de empreendedorismo bastante completa.

Este ano, em função da pandemia, os alunos não farão a tradicional venda de perfumes, sabonetes, hidratantes e outros produtos artesanais ao final do projeto. Também não teremos acionistas. Mas todos poderão colaborar adquirindo cotas das empresas, e a produção será distribuída a instituições sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam de ajuda para vencer esse momento difícil para todos nós.

Quem quiser conhecer mais as empresas e saber como contribuir, deve visitar o perfil da Astéria e da Colibri no Instagram:

@asteriaempresa (9º I)
@cosmeticoscolibri (9º P)

E continuem acompanhando o site e as redes sociais do Anglo porque, em breve, teremos mais notícias sobre nossos empreendedores.