Aprendendo a Empreender doa produção para ONG que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade

Notícias

Aprendendo a Empreender doa produção para ONG que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade

Aprendendo a Empreender doa produção para ONG que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade

22 de dezembro de 2021

As turmas do 9º ano, ou melhor, os jovens empreendedores da @asteriaempresa (9º I) e da @cosmeticoscolibri (9º P) encerraram o Aprendendo a Empreender com a entrega do material produzido para a Associação dos Cuidadores de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade na Bahia (@acpsvb), localizada no Jardim Santo Inácio. Ao todo, foram produzidos 7.5L de álcool líquido, 7L de álcool gel, 8L de sabonete líquido e 72 sabonetes em barra. Além dos produtos, os alunos contribuíram com a lojinha Anglo do Bem, projeto do 5º ano EFAI, doando R$ 272,46 para a reforma do telhado da Creche Casa da Luz.

A presidente da ACPSVB, Daiane Pires, veio ao Colégio para receber as doações de um grupo de alunos. “A ACPSVB existe há 9 anos. São 39 comunidades e mais de 2 mil famílias assistidas com cestas básicas, quentinhas, roupas, materiais de higiene pessoal e atendimento jurídico. Esses produtos doados serão entregues nessas comunidades e nas ruas, para as pessoas em condições vulneráveis”, disse Daiane.

Realizado desde 2013, o projeto Aprendendo a Empreender desafia alunos do 9º ano a criarem suas próprias empresas sob a orientação dos professores de Ciências, Carol Freitas, e Matemática, Wellington Marinho. Ao longo do processo, outras disciplinas se envolvem e toda a comunidade escolar pode participar. Assim, as turmas trabalham na prática com conceitos de diferentes disciplinas e ainda têm uma experiência de empreendedorismo bastante completa.

Este ano, em função da pandemia, os alunos substituíram a tradicional venda dos produtos pelas doações que vão ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a passarem por esse momento difícil para todos nós. Para a professora Carol, as mudanças foram positivas. “Os alunos puderam trabalhar pautados na responsabilidade social das empresas num momento em que o contexto mundial nos fazia refletir muito sobre esse aspecto. Eles não deixaram de ter a experiência de pôr a mão na massa, puderam vivenciar todas as etapas de produção, com todos os cuidados impostos pelo protocolo de segurança contra a Covid, e ainda tiveram a oportunidade de ajudar duas instituições sociais”, pontuou a professora.

Falando em nome das empresas, a aluna Maria Fedulo lembrou que, com a pandemia, a qualidade de vida diminuiu para centenas de pessoas em Salvador e a necessidade de produtos de higiene pessoal cresceu. “O nosso projeto, definitivamente, não foi o único virado de cabeça pra baixo. A proposta deste ano considerou a realidade social e, em vez de vendermos nossos produtos, doamos. Na hora de escolher a instituição, lembramos da ACPSVB porque Patrícia [Atahides, coordenadora do Projeto Social] já havia mencionado e já apreciávamos muito o trabalho. Sabemos que nossos produtos não poderiam estar em melhores mãos e esperamos ajudar pelo menos um pouco”, disse Maria.

O Anglo parabeniza a todos que participaram do Aprendendo a Empreender e tiveram a sensibilidade de transformar o projeto em uma ação solidária num momento delicado como o que estamos vivenciando. E quem quiser saber como ajudar mais a ACPSVB pode entrar em contato com Daiane pelo telefone (71) 98501-5206 ou pelo e-mail ong.acpsvb01@gmail.com.