Aprendendo a Empreender será apresentado em Encontro Nacional de Química

Notícias

Aprendendo a Empreender será apresentado em Encontro Nacional de Química

Aprendendo a Empreender será apresentado em Encontro Nacional de Química

9 de outubro de 2020

Um grande projeto criado aqui no Anglo vai ser conhecido nacionalmente! O Aprendendo a Empreender, desenvolvido nas turmas do 9º ano pelas disciplinas de Química e Matemática, será apresentado no 20º Encontro Nacional de Química (ENEQ). Realizado desde o ano de 2013, o Aprendendo a Empreender (antes chamado de Química Empresarial) desafia os alunos a criarem suas próprias empresas de cosméticos artesanais. Das primeiras ideias, passando por etapas como a formação da equipe, planejamento financeiro, compra de matérias-primas, produção, venda até a divisão de lucros, os alunos compreendem na prática diversos conteúdos e ainda experimentam o empreendedorismo.

“A proposta do projeto é que os alunos consigam trabalhar conteúdos relacionados principalmente às disciplinas de Ciências e Matemática, mas, também, outros conteúdos e habilidades inerentes a áreas como a Computação, Artes e Línguas. Com o fazer do projeto, nossa ideia é que eles consigam compreender uma série de conteúdos aplicando de forma prática, sob o viés do empreendedorismo”, explicou a professora de Química, Carol Feitas.

O empreendedorismo como habilidade é preconizado na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mas, antes mesmo dessa determinação, o Aprendendo a Empreender já trabalhava o conceito com os alunos desde o início do projeto. “A BNCC só veio reforçar a relevância de trabalhar os conteúdos das diversas disciplinas de forma interdisciplinar e pensando na aplicação disso para a vida dos alunos. A nossa principal preocupação é que esse conteúdo faça sentido para os alunos e que eles possam aplicar em outros âmbitos da vida”, afirmou Carol.

Com o projeto, os alunos percebem como os temas abordados estão presentes no cotidiano de todos nós. Os resultados são animadores! “Primeiro, em relação à compreensão de fato dos conteúdos que estão aplicados no projeto e, depois, na aplicação que os alunos têm feito desses conhecimentos adquiridos. A gente tem exemplos de alunos que resolveram utilizar esses conhecimentos para abrir suas próprias empresas”, comemorou a professora Carol.

Um desses exemplos de jovens empreendedores de sucesso é a aluna Bruna Sarno, que hoje está no 2º ano do Ensino Médio. Ao participar do projeto, Bruna viu a oportunidade de empreender e, hoje, lucra com seu próprio negócio, a Boo Lembrancinhas. “Minha mãe sugeriu que eu continuasse produzindo e aí comecei a pensar em como faria. Comecei com pequenas encomendas para pessoas aqui do Colégio que sentiam falta do projeto e queriam mais produtos, depois divulguei para pessoas da minha família, que indicaram os produtos a outras pessoas”, disse Bruna.

Os conhecimentos adquiridos no Aprendendo a Empreender foram importantes em cada etapa da Boo, da compra de materiais com os fornecedores passando pela precificação e divulgação dos itens no Instagram. Com a ajuda da família, Bruna montou uma pequena estrutura para produzir em casa. Ela aproveitou um recipiente de vidro que já tinha, comprou uma colher de silicone e luvas e conseguiu reservar um espaço fresco para a linha de produção. A aluna também agregou novos produtos e aproveitou datas comemorativas, como o Dia das Mães, para montar kits especiais. Tudo é produzido sob encomenda e personalizado de acordo com a preferência do cliente.

Este ano, com a suspensão temporária das aulas presenciais provocada pela pandemia do novo coronavírus, o projeto foi repensado e assumiu um novo formato. Não teremos venda, mas os alunos vão criar suas empresas e compartilhar dicas de todas as etapas através do Instagram. “Eles vão focar no álcool antisséptico e nos sabonetes. Vão criar conteúdo sobre todas as questões que envolvem a criação de uma empresa da etapa inicial até a produção dos produtos”, concluiu Carol.

A gente é só orgulho e gratidão por todos que colocam as mãos na massa pelo Aprendendo a Empreender. Que o projeto continue ensinando e revelando talentos empreendedores! Parabéns, galera!