“Clubinho da Lua”: aluna e escritora Luiza Meireles participa de projeto de fomento à leitura infantil
A aluna e escritora Luiza Meireles é uma das participantes do projeto “Clubinho da Lua”, uma ação voltada para o desenvolvimento social e educativo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, promovida em parceria pelo Chegança Atelier Cultural (@ ateliercheganca) e a Cria Criança Editora (@criacriancaeditora). O projeto tem como objetivo estimular a leitura e a criação literária entre o público infantil, reforçando a importância da inclusão social e do acesso à cultura desde cedo.
Até o dia 21 de setembro, crianças de cinco instituições vão receber as atividades artístico-educacionais especialmente desenhadas para estimular a criatividade e o gosto pela literatura, além de promover o desenvolvimento psicológico e a autoestima. As ações incluem oficinas de produção literária, ministradas por Luiza, e a leitura encenada do livro “A Menina que Morava no Hotel de Cabeça para Baixo”, obra de Luiza que vai ganhar vida através do trabalho das atrizes Manu Santiago e Ana Mendes.
“A realização do Clubinho da Lua por diversos territórios de Salvador permitirá compreender, ainda mais, a importância da arte no processo de desenvolvimento das infâncias. Levar a literatura e o teatro para essas crianças servirá como impulsionamento criativo para que esses pequenos utilizem novas ferramentas de leitura de mundo” contou, Ana Mendes, idealizadora, gestora e contadora de história.
Inspiração – A presença de Luiza no “Clubinho da Lua” inspira as crianças a acreditar que, independentemente da idade, todos podem contar suas histórias e fazer parte do mundo literário. “Quero mostrar para outras crianças o prazer que há na leitura e na criação de nossas próprias histórias”, contou Luiza.
“A realização do Clubinho da Lua é extremamente significativa porque oferece às crianças não apenas a oportunidade de se espelharem em uma jovem autora como Luiza, mas também de acreditarem que elas próprias podem realizar seus sonhos e criar suas histórias. O projeto proporciona tanto o contato com a trajetória inspiradora de Luiza quanto a chance de cada criança produzir suas próprias narrativas. Isso é poderoso porque dá às crianças as ferramentas e a confiança necessárias para se tornarem criadoras, mostrando-lhes que o que elas fazem é valioso e capaz de transformar suas vidas”, afirma Juliana Medeiros, Editora da Cria Criança Editora.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Clubinho da Lua
“Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.”