Comunicado: Visando bem-estar dos alunos, Anglo não armazenará marmitas a partir de 2019
30 de junho de 2020
A diretoria do Anglo-Brasileiro comunica que, a partir do ano letivo de 2019, não será permitido o armazenamento de marmitas trazidas de casa, tampouco o aquecimento das mesmas. Também não receberemos marmitas entregues durante o dia. Caso a família opte por seu filho trazer o almoço de casa, sugerimos que utilize as marmitas térmicas disponíveis no mercado. A decisão, embasada por consultoria na área de saúde pública, é fruto de muita reflexão e visa garantir o melhor para os nossos alunos.
Trazer marmitas para o colégio envolve uma série de cuidados e normas técnicas, da produção dos alimentos, passando pelo transporte, envase, refrigeração e armazenamento, até o reaquecimento. A manipulação dos alimentos por diferentes pessoas e o tempo prolongado entre o preparo da refeição e seu consumo aumentam o risco de proliferação de microrganismos e contaminação.
O armazenamento de refeições de diferentes origens no mesmo local também é um fator de risco já que, um único alimento contaminado, pode espalhar microrganismos para todos os demais. Contaminadas, as refeições podem provocar infecções alimentares, que incluem sintomas como vômitos, diarreias, dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, paralisia muscular, problemas respiratórios, convulsões, dentre outros. As crianças são o grupo mais vulnerável.
Para saber mais sobre os riscos e desvantagens de refeições transportadas, clique aqui e consulte a íntegra do parecer técnico elaborado pela nutricionista Tatiana Medeiros Mota.
Para mais informações, entre em contato com nossa Secretaria pelos telefones (71) 3367-2173 | 3040 | 7308 | 3041 ou pelo e-mail secretaria@anglobra.com.br.