Comunicado: Visando bem-estar dos alunos, Anglo não armazenará marmitas a partir deste ano

Prezados pais,

Estamos cientes da insatisfação de muitas famílias perante a decisão do Colégio de não mais armazenar e esquentar as marmitas trazidas pelos alunos. Reiteramos que essa decisão está baseada exclusivamente na questão da saúde alimentar das crianças e jovens que estão sob nossa responsabilidade.

Há três anos, vimos analisando esses procedimentos de armazenamento e aquecimento e percebendo os muitos problemas que os envolvem. Elencamos aqui alguns deles:

– o tempo para aquecimento não dava conta de atender às demandas dentro do tempo disponível para o almoço, gerando a ineficácia do próprio aquecimento;

– muitas vezes, a inadequação do recipiente trazido pelo aluno exigia mais um manuseio do alimento (uso de outro recipiente que tinha de ser providenciado pelo Colégio), o que complicava e atrasava ainda mais todo o processo de aquecimento

– a constante insatisfação dos alunos acerca da temperatura do alimento após o aquecimento

– finalmente, e mais importante, a preocupação com o risco de contaminação dos alimentos.

Então, contratamos uma consultoria na área de saúde alimentar. Tatiana Mota, nutricionista com formação na UFBa e com MBA em Gestão de Negócios de Alimentação pela UnicSul, estudou e é formada pelo Anglo. Foi justamente por conhecermos sua inquestionável conduta ética e profissional que o Colégio a contratou. A íntegra do parecer feito por Tatiana Mota está disponível nas nossas mídias sociais.

Acrescentamos, ainda, que visitamos escolas em São Paulo e procuramos nos informar de outras instituições de Salvador que oferecem turno integral e constatamos que, justamente por questões de segurança, a grande maioria delas não oferece a possibilidade de armazenamento e aquecimento dos alimentos vindos de casa.

Reiteramos, ainda, e, principalmente, que os alunos poderão continuar trazendo sua refeição de casa.

Procurando conciliar nossas preocupações com as observações feitas por algumas famílias diante dessa decisão, e considerando a autonomia dos alunos maiores, faremos uma experiência durante o primeiro semestre de 2019, disponibilizando alguns fornos micro-ondas para que os alunos do 6º EF ao 3º EM possam operar (adequadamente e sem supervisão) os equipamentos. Para as famílias que optarem por permitir que seus filhos façam uso do forno micro-ondas, isso será autorizado pelo Colégio mediante a assinatura (por parte de seus responsáveis) de um termo de responsabilidade que será disponibilizado oportunamente pela instituição e solicitado pela família.

Para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que desejarem trazer sua refeição de casa, mantemos a decisão do uso de marmitas térmicas.

As marmitas térmicas de todos os alunos serão mantidas nas próprias salas de aula até o momento do almoço. Os alunos ficarão responsáveis por levá-las de volta a suas salas após o almoço.

Temos a convicção de estar tomando decisões adequadas, resultantes de um parecer técnico e de um olhar atento ao funcionamento coletivo desse momento de alimentação de nossos alunos.

Agradecemos sua compreensão,

A Direção

Para saber mais sobre os riscos e desvantagens de refeições transportadas, clique aqui e consulte a íntegra do parecer técnico elaborado pela nutricionista Tatiana Medeiros Mota.

Para mais informações, entre em contato com nossa Secretaria pelos telefones (71) 3367-2173 | 3040 | 7308 | 3041 ou pelo e-mail secretaria@anglobra.com.br.