Confira como foi a viagem do 2º EM a São Paulo

Confira como foi a viagem do 2º EM a São Paulo

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio viveram dias incríveis em São Paulo, entre 22 e 27 de setembro. Durante a viagem, as turmas visitaram diversas das instituições de Ensino Superior mais disputadas do país. A atividade é parte do Projeto de Orientação Profissional realizado pelo Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) do Anglo. O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos oportunidades de reflexão individual e coletiva acerca do processo de escolhas, na busca pela definição da profissão a seguir.

O roteiro da viagem foi montado a partir das principais demandas dos alunos em relação a cursos e universidades que gostariam de conhecer. Além disso, o NAP também insere visitas nas quais os alunos possam conhecer outras possibilidades. Acompanhados pela psicopedagoga Luzia Bacciotti, e pelos professores Eniara Figueredo e Wellington Marinho, os alunos visitaram a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), o Insper, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Pontifícia Universidade Católica (PUC), à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e à Mackenzie. Eles também foram ao teatro Renault, onde conferiram a peça O Fantasma da Ópera.

Em muitas dessas instituições, o grupo foi recebido por ex-alunos Anglo, que contaram suas experiências na capital paulista. Este ano, reencontramos Léa Maria, Liz Chaves, Roberta Andrade, Joaquim Afonso Siqueira, Gustavo Oliveira, Lucas Leal, Eduardo Senna, Thiago Luigi, João Vitor Dantas, Matheus Azevedo, Amanda Amorim, Júlia Braga, Caio Morris, Luisa Nogueira, Beatriz Costa, Laura Cassaro, Pedro Sordi, Pedro Andrade e Alice Brim. “Foram momentos de muito orgulho, pois através da fala, da postura, da segurança e da maturidade de cada um pudemos ver o trabalho maravilhoso de nosso Colégio e dos nossos professores. Eles demonstraram que eram e sempre serão Alunos Anglo”, comentou Luzia.

Para a aluna Mariana Duarte, a viagem foi uma experiência única. “Durante cinco dias intensos conhecendo faculdades, somos desafiados a imaginar o nosso futuro, nossos desejos e as inúmeras possibilidades que temos disponíveis. Sou grata por ter oportunidades como essa que, com certeza, só me fazem crescer como pessoa e estudante! É com muito orgulho que falo que a partir dessa viagem consigo ter certeza do que quero fazer, da carreira que desejo seguir e da minha capacidade de alcançá-la. Muito grata também aos professores que nos acompanharam e a paciência envolvida em todo o processo”, afirmou.

Michelle Almeida destacou que a viagem realmente ajuda a formar perspectivas melhores sobre qual carreira seguir, decisão importante e difícil para os alunos. “Para mim, a experiência foi incrível. É excepcional poder ter um contato tão próximo com os cursos e com as universidades, ouvindo tanto de alunos quanto de professores de cada área, e visitando o espaço de cada faculdade. E, mesmo com alguns momentos cansativos, ainda pudemos nos divertir e dar boas risadas, sempre com o carinho e atenção de nossos professores”, pontuou.

“Foram dias intensos de questionamentos e aprendizagens, quando os olhares se ampliam, os sentidos são aguçados e os desejos se misturam. São muitas emoções que afloram! Após essa semana, que foi uma verdadeira maratona, o que ficou foi a certeza de que foi uma experiência muito significativa na vida de todos nesse caminho rumo à escolha profissional", concluiu Luzia.