Departamento de Ciências Naturais leva 3º EM para aulão no Museu Geológico

Departamento de Ciências Naturais leva 3º EM para aulão no Museu Geológico

As turmas do 3º ano do Ensino Médio foram até o Museu Geológico da Bahia nesta terça, 24, para uma grande aula de campo interdisciplinar que reuniu parte do conteúdo trabalhado nas disciplinas de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física). O tema da aula foi Radioatividade. A atividade é parte da preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.

Os alunos foram acompanhados pelo coordenador do Departamento de Ciências Naturais e professor de Biologia, Alessandro Carvalho, e pelos professores Alice Torres (Biologia), Luiz Odizo (Física) e Roque Araújo (Química). Na aula, as turmas aprenderam ainda mais sobre a descoberta da radioatividade, a produção de energia e o uso da radiação em campos como a medicina e a agricultura.

Os professores falaram sobre as reações nucleares, o espectro eletromagnético e suas interações com os seres humanos, além da energia nuclear como fonte limpa de energia, seus riscos e vantagens. Fenômenos nucleares, fissão e fusão nuclear e decaimento radioativo também foram assuntos abordados. Além disso, as turmas ouviram sobre os efeitos da radioatividade nos seres vivos e puderam observar maquetes, banners e materiais como as pastilhas de urânio usadas nas usinas nucleares.