Em aula de Matemática, 7º ano debate Educação financeira com convidada empreendedora

26 de setembro de 2021

Economizar dinheiro, comparar preços, investir, organizar as finanças. Parece papo de adulto, mas, aqui no Anglo, o assunto é tema dos alunos também. A professora de Matemática Ana Cláudia Sokolonski convidou a empreendedora e mãe Anglo Silvana Silveira para um bate-papo sobre educação financeira com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. “A ideia de estudar educação financeira é que os alunos possam aprender um pouco mais e usar esse conhecimento para a vida, começando agora, poupando e observando o que pode ser feito”, explicou Ana Cláudia.

Silvana mostrou aos alunos que falar de dinheiro é muito mais que discutir números, ganhos e despesas. Ela também destacou que ter uma vida financeira organizada não significa ter muito dinheiro. “Riqueza para mim é liberdade. Ter muito dinheiro não garante que você seja livre nem feliz. Riqueza, do meu ponto de vista, é ter recursos financeiros suficientes para realizar meus sonhos e ajudar outras pessoas”, ressaltou Silvana.

Outro ponto discutido foi a importância de estabelecer princípios básicos que irão nos ajudar em todos os campos da nossa vida: ser grato pelo que temos e estamos construindo, cuidar do que já conquistamos, ter paciência para ir em busca de nossas metas, ver o trabalho como algo bom e ajudar o próximo da forma que pudermos, seja doando itens ou nosso tempo. “Quando a gente fala de doação não estamos falando apenas de dinheiro. Estamos falando do nosso ombro amigo, do nosso tempo. E o que recebemos em troca é gratidão, lealdade e tantas coisas boas que nossa vida vai ficar muito melhor”, disse.

Silvana ainda deu dicas aos alunos de como economizar em casa, valorizando o trabalho dos pais e o que cada família pode proporcionar, e levantou reflexões nos alunos sobre como cuidar melhor da mesada, não se deixar influenciar pelas escolhas dos outros, formas de ganhar seu próprio dinheiro e a importância de investir em conhecimento. “Fazer um curso ou comprar um livro não vai te trazer dinheiro imediatamente, mas vai trazer conhecimento que você vai usar o resto da vida. Investir em conhecimento é o melhor que vocês podem fazer agora”, concluiu.

Obrigado pela conversa maravilhosa, Silvana!