Em reunião, Grêmio Estudantil leva elogios, críticas e discute sugestões para o refeitório
30 de junho de 2020
Ouvir os alunos, levantar questões, dialogar com os envolvidos e buscar soluções. Assim funciona o Grêmio Estudantil Anglo-Brasileiro (GEAB). Na semana passada, o grupo convidou Felipe Guimarães, da Efigê Alimentos, empresa responsável pela cantina e refeitório do Colégio, para um bate-papo. Na conversa, foram feitos elogios, críticas e sugestões ao serviço oferecido.
“Conversamos sobre pontos que incomodam os alunos, sempre buscando soluções”, disse a aluna e uma das presidentes do Grêmio, Maria Luiza Aragão. Um dos assuntos abordados foi o preço fixo pago pelo buffet, criticado por alunos que comem pouco. “Felipe nos contou que essa mudança foi feita por um pedido dos pais. Decidimos, então, marcar uma reunião com o GRUPA [Grupo de Pais do Anglo] para entendermos melhor ou até buscarmos outra solução”, contou Maria Luiza. “Estamos prontos para reduzir o valor ou até mesmo voltar para o sistema por quilo, desde que haja um consenso”, disse Felipe, que também ficou muito feliz por receber o retorno positivo dos alunos em relação ao sabor e à qualidade da comida servida.
Outro ponto foi a inserção de mais opções sem carne. Atualmente, o refeitório serve uma opção vegetariana por dia. O grupo também conversou sobre a possibilidade do crepe de nutella e do petit gateau, queridinhos dos alunos, retornarem ao cardápio. “Com a utilização do Íris, ficou mais fácil para os pais controlarem o que pode e o que não pode ser consumido pelos filhos. Pensando nisso, ponderamos a volta desses lanches”, contou a aluna. O tema também será levado para a reunião com o GRUPA.
Consciência ambiental – Felipe contou que os alunos sugeriram, ainda, parar de utilizar copos plásticos. Preocupada com o meio ambiente, desde o ano passado, a cantina não distribui canudos descartáveis. A retirada dos copos seria mais uma atitude positiva e com o apoio da comunidade escolar. “O GEAB levantou algumas alternativas, como copos de papel ou de acrílico, e se responsabilizou por pesquisar outras opções. Achei a ideia interessantíssima e, certamente, vamos fazer um teste e ver como funcionará”, afirmou Felipe.
“O bate-papo foi muito esclarecedor. Esse é o trabalho do GEAB, promover a cidadania dentro da escola em prol da comunidade”, comentou a coordenadora do Grêmio, professora Eniara Figueredo. O GEAB se reúne todas as segundas-feiras. As próximas reuniões deste semestre serão nos dias 27 de maio, 3, 10 e 17 de junho.