Em reunião pedagógica, pais do EFAI participam de vivências que demonstram ensino
30 de junho de 2020
No sábado, 31, os pais e responsáveis pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental vieram ao Colégio para uma reunião pedagógica bem diferente. Ao invés de apenas conversar com os professores, eles puderam experienciar um pouco do que as crianças vivem todos os dias nas mais diversas aulas em todos os ambiente do Anglo.
“Uma reunião pedagógica precisa mostrar o fazer pedagógico da escola. E nossa proposta foi quebrar paradigmas e proporcionar vivências através das quais os pais pudessem compreender o ensino, afinal, essa é a premissa do marco teórico do Anglo, o Ensinar para a Compreensão”, explicou a coordenadora pedagógica do ciclo, Ildete Xavier.
“Só compreendemos quando fazemos”, disse Ildete, ressaltando a importância de levar os pais para as salas de aula. Além de entender melhor o ensino, os participantes também tiveram contato com grande parte da equipe, incluindo antigos e possíveis futuros professores dos seus filhos.
Sete vivências foram planejadas especialmente para a ocasião. Logo na chegada, as famílias escolheram duas oficinas para participar, sem saber exatamente como cada atividade seria realizada.
Na “Meu corpo em movimento”, os pais puderam entender mais sobre a prática de esportes aqui no Colégio com o professor de Educação Física Marcel Rodriguez. Em “Nós vamos fazer arte, sim!”, foram realizados exercícios de música e teatro com os professores Carmelito Neto e Jonathan Monteiro.
A leitura foi explorada na vivência “Para além do deleite”, com as professoras Sheila Milheiro e Paula Stringuetti. As professoras Melina Endraos e Nane de Oliveira usaram “A história das mulheres Abayomi” para levantar uma reflexão histórica.
Com as professoras de Inglês Luana Amaral e Rebecca Wicks, os pais foram convidados a resolver um mistério. Em “Jogando com a Matemática”, as professoras Ana Patrícia Carvalho, Tuca Berbert e o coordenador do Departamento de Matemática, Leonardo Chaves, prepararam um jogo com os números e operações. Enquanto no Laboratório de Ciências, as professoras Ana Paula Bacelar, a técnica do laboratório Regina Mota e Maria Carolina Santos, consultora de Ciências Naturais, realizavam o “Mistura ou substância?”, onde todos puderam participar de experimentos.
Foi uma manhã diferente, enriquecedora e muito esclarecedora! O Anglo agradece a todos que participaram.