EM une teoria e prática em apresentações esportivas nas aulas de Ed. Física
30 de junho de 2020
As aulas de Educação Física aqui no Anglo não se resumem à prática de esportes. Além de trabalhar a técnica, os alunos pesquisam para valer sobre diversas modalidades. Nas aulas da professora Eniara Figueredo, por exemplo, as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio estudaram sobre ginástica e lutas e compartilharam o conhecimento com os colegas, aliando teoria e prática.
“Fizemos um levantamento entre todos os alunos para saber quais atividades eles já praticaram ou ainda praticam e com as quais eles têm mais afinidade”, disse a professora Eniara. Em seguida, divididos em equipes os alunos prepararam apresentações sobre ginástica, judô, capoeira, boxe, jiu jitsu e krav maga.
Na sala de aula, os alunos falaram sobre a origem de cada modalidade, suas regras e como se desenvolveu ao longo dos anos. Num segundo momento, as turmas foram para a quadra uniformizadas como os atletas para compartilhar alguns movimentos do esporte. “Foi bem bacana porque os alunos puderam trocar experiências. Hana Alves é campeã baiana de judô, Samir Suares e Matheus Iunes praticam muay thay, João Arthur Netto conhece o jiu jitsu e o karatê, e temos outros esportistas também. A atividade foi bem aceita e todos estavam supermotivados”, afirmou Eniara.
A professora destacou que as questões trabalhadas nessas aulas vão ao encontro do que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta no trabalho de Educação Física. “Dou sequência às competências e habilidades solicitadas para o 9º ano, aperfeiçoando algumas atividades e modificando estratégias”, ressaltou. Eniara também apontou que, em média, duas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são referentes ao conteúdo de Educação Física.