Ex-aluno Henrique Amorim conquista vaga de trabalho no governo dinamarquês

Ex-aluno Henrique Amorim conquista vaga de trabalho no governo dinamarquês

7 de março de 2024

Nosso ex-aluno Henrique Amorim (de camisa preta na foto) veio nos visitar, conversou com a turma do 3º EM e compartilhou uma conquista extraordinária: ele está trabalhando em um órgão do governo da Dinamarca.

Henrique se formou no Anglo em 2014 e é irmão de Rodrigo Amorim (de camisa verde), do Terceirão 2024. O ex-aluno fez graduação em Economia, na FGV de São Paulo, onde também foi parte da Empresa Júnior, presidente do Conselho Representativo Discente e um dos vice-presidentes do Diretório Acadêmico da instituição. Ainda durante a graduação, ele fez intercâmbio na Noruega, estudando na Escola de Negócios do país, dando início a sua relação com a Dinamarca.

De volta ao Brasil, Henrique trabalhou numa empresa de recrutamento e começou o mestrado. “Fiquei em dúvida entre um mestrado na Noruega, que seria mais voltado para o mercado de trabalho, ou um mestrado que me interessava mais do ponto de vista pessoal. Na empresa de recrutamento, eu estava focando bastante em posições de liderança para mulheres e pessoas negras dentro de empresas de tecnologia e eu acabei escolhendo, por essa e outras razões, ir fazer mestrado em Negócios, Idiomas e Cultura, em Copenhagen, focado em diversidade e gestão de mudança. Após um ano, eu poderia ter feito intercâmbio, mas preferi ficar lá porque, como eu queria morar no país, achei que faria mais sentido permanecer e aprender mais a língua”, contou Henrique.

Também foi nesse período que ele fez a especialização em Empreendedorismo digital e Big data, e escreveu sua tese sobre como a conexão emocional entre trabalhadores e empresas impacta a reação dos funcionários quando o empregador quebra suas promessas.

Analista de Negócios – Em seu percurso, Henrique trabalhou em outras empresas e países, acumulando experiência e descobrindo quais caminhos seriam os mais interessantes. Agora, após um processo seletivo que envolveu análise de currículo, apresentação de carta de motivação e entrevistas, foi selecionado para atuar como Analista de Negócios de uma Plataforma Self Service de Dados no Ministério dos Impostos na Dinamarca (equivalente à Receita Federal do Brasil).

“É um departamento de tecnologia voltado para a construção de soluções que preparem o governo dinamarquês para o futuro. A ideia é criar um mecanismo para que outros departamentos do Ministério dos Impostos e de outros ministérios possam montar seus times de tecnologia, executar comandos e buscar informações por conta própria. Minha função vai ser uma ponte entre as pessoas que vão usar a plataforma e nossos times internos de tecnologia para entender as necessidades e o que a gente vai construir”, pontuou.

Decisão – Diferente dos concursos públicos no Brasil, não há estabilidade garantida na Dinamarca. “Mas é muito difícil ser demitido de um cargo no governo. Eles preferem que você mude de cargo”, comentou Henrique. Sua decisão de buscar um cargo governamental levou em conta as vantagens e desvantagens do emprego. “O salário é importante para mim, mas não foi o principal aspecto. Eu ganharia mais no setor privado, mas priorizei outras questões, como o fato de que terei a oportunidade de aprender mais sobre nuvem e dados. Além disso, para meu currículo de imigrante, conseguir um trabalho no governo em apenas dois anos e meio no país mostra que eu consegui um nível suficiente do idioma e que estou interessado em contribuir com a sociedade dinamarquesa. Tudo isso significa bastante”, afirmou Henrique.

É sempre tão bom e gratificante ver nossos alunos trilhando os próprios caminhos e realizando tudo aquilo que querem! Henrique começou no novo emprego neste mês de março e seu futuro tem tudo para ser brilhante e de novas realizações. Parabéns, Henrique! E volte sempre para nos visitar e compartilhar as novidades.