Feira das Ciências 2021: Alunos apresentam ideias para um mundo melhor no presente e no futuro

17 de agosto de 2021

E se a gente pudesse carregar nossos celulares através da energia solar? E se uma pulseira disparasse um alarme para nos lembrar de higienizar as mãos? Esses foram alguns dos projetos apresentados por nossos alunos do EFAF e EM na Feira das Ciências 2021. Além dessas ideias práticas, os alunos levantaram reflexões sobre problemas que sempre estiveram presentes na sociedade, mas que se agravaram com a pandemia, como a violência contra a mulher e os casos de ansiedade e depressão. Ao todo, foram 16 projetos, desenvolvidos por 67 alunos e 12 professores orientadores, em quatro modalidades: Jovens conferencistas científicos (Apresentação Oral), Experimentos Científicos, Vídeo e Ciência, e Criação de Jogos.

Um dos projetos do 7º ano foi o Inove Aquax higiene, um aparelho portátil que, liberando substâncias em forma de vapor, higieniza objetos, roupas e ambientes de forma rápida e eficiente. “Pensando nesse contexto de pandemia que estamos vivendo e lembrando que muitas doenças são evitadas a partir do cuidado com a higiene pessoal, propomos um novo jeito de ajudar as pessoas nesse momento”, disse a aluna Malu Braga, uma das idealizadoras do Inove Aquax.

Quem também está de olho no bem-estar de toda a sociedade no presente e no futuro é uma das equipes do 6º ano, que criou um jogo de tabuleiro para ensinar e conscientizar sobre o aquecimento global. Quem estava acompanhando a apresentação pode jogar e aprender mais se divertindo com os desafios da brincadeira. Um dos participantes foi o professor de Geografia Fábio Mutti que nem precisou pensar muito para responder que é verdadeira a afirmação “Quanto mais você usa o seu carro, mais você está contribuindo para o aquecimento global”. Praticante de ciclismo e incentivador do esporte, Fábio exclamou “Vamos pedalar, galera!”.

Em Economia viral, um dos trabalhos da modalidade Vídeo, alunos do 2º EM mostraram como foi o enfrentamento à pandemia no Chile, na Nova Zelândia, nos Estados Unidos e no Brasil e como cada um desses países teve sua economia afetada de forma diferente. “Eu gostaria de parabenizar o grupo e dizer que vocês não nos prepararam psicologicamente para o golpe que esse vídeo ia ser. O vídeo de vocês é uma crítica maravilhosa, não sei se rio ou choro”, disse a aluna e espectadora Luiza Palavizini.

A gente parabeniza e agradece a todos que construíram a Feira das Ciências 2021, seja compartilhando suas ideias para um mundo melhor, assistindo as apresentações ou estimulando o debate. Em breve, alguns desses trabalhos (quem sabe TODOS?!) poderão ser vistos novamente no Encontro de Jovens Cientistas, promovido pela OOTECA em parceria com o Instituto de Biologia da UFBA.