Feira das Ciências 2023: Apresentações acontecem na sexta e no sábado, 11 e 12/08

7 de agosto de 2023

Foram meses de muitas ideias, trabalho e dedicação. Agora, chegou o momento de conhecer os projetos da Feira das Ciências. Nos dias 11 e 12 de agosto, os alunos do 6º ao 9º ano EFAF vão compartilhar com a comunidade escolar os resultados de suas pesquisas. No primeiro dia, as apresentações serão apenas para o público interno; no sábado, as famílias são as convidadas para ver de perto as produções.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

O tópico gerador deste ano é “Observação, empatia, ação: cada um e todos juntos para mudar o mundo”. As discussões sobre esse tópico resultaram em 30 projetos, em 5 modalidades:

Experimentos científicos
Jovens conferencistas científicos (apresentação oral)
Vídeo e ciência
Criação de jogos
Subjetividade científica (instalações artísticas)

Os temas são variados. Os alunos escolheram abordar assuntos como as consequências das ações humanas na Terra, violência doméstica, desigualdade social, assédio contra as mulheres, dignidade menstrual, analfabetismo e segurança em aplicativos de transporte, por exemplo. O professor Alessandro Carvalho, organizador da Feira das Ciências, afirmou que, quando falamos em mudar o mundo, não falamos apenas em ideias a nível global. “Propor ações que melhorem o planeta também inclui ideias que provoquem transformações na nossa casa, no nosso prédio, na nossa escola”, pontuou o professor.

A Feira desenvolve nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo, além de transformá-lo com base na ciência. Ao longo do projeto, os estudantes vivenciam todas as etapas de uma pesquisa científica a partir de temas pensados por eles.

Estamos ansiosos para ampliar nosso conhecimento e debater com os alunos sobre as propostas preparadas para a Feira das Ciências!