
Feira das Ciências 2025: Alunos em busca de soluções para um mundo melhor
A Feira das Ciências 2025 do Colégio Anglo-Brasileiro começou! Trazendo como tópico-gerador “Um problema em cada canto: juntos na construção de um mundo melhor”, o evento contará com a participação de todas as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais (EFAF). Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio também poderão apresentar seus projetos.
Envolvendo diversas áreas do conhecimento, a Feira das Ciências é um dos grandes projetos acadêmicos da escola. O evento leva os alunos a vivenciarem aspectos ligados ao desenvolvimento de uma pesquisa científica, incentivando-os a desenvolverem soluções criativas para desafios do cotidiano.
A Feira se estenderá por todo o primeiro semestre e parte do segundo. São cinco modalidades: Jovens Conferencistas Científicos, Experimentos Científicos, Vídeo e Ciência, Criação de Jogos e Subjetividade Científica.
Experiência científica
De acordo com o professor Alessandro Carvalho, membro da Comissão Organizadora, o evento é um importante instrumento para o desenvolvimento do letramento científico. “A Feira é um projeto que enche a escola de orgulho, pois estimula os alunos a buscarem soluções para problemas reais por meio da pesquisa e da criatividade. Eles aprendem a desenvolver produtos e ideias que podem beneficiar sua comunidade e até mesmo o planeta”, destacou.
As apresentações ocorrerão no segundo semestre letivo, mas até lá, nossos jovens cientistas vão se dedicar às pesquisas e à elaboração de seus projetos. Para Alice Coelho, estudante do 3º ano do Ensino Médio, a experiência adquirida na Feira é um diferencial para o futuro. “A gente consegue escolher um tema e criar um projeto com profundidade, desenvolvendo habilidades como a escrita acadêmica, a produção de banners e a oratória, que serão fundamentais na nossa carreira”, afirmou.
Já Daniel Passos, também do 3º EM, que na edição passada desenvolveu um computador de baixo custo, ressaltou os aprendizados adquiridos. “Foi uma experiência incrível para melhorar a oratória, a comunicação interpessoal e o trabalho em equipe. A Feira foi muito gratificante e um grande aprendizado para mim”, declarou.
Com expectativa de grandes ideias e soluções inovadoras, a Feira das Ciências 2025 promete ser mais um sucesso. A comunidade escolar está convidada a acompanhar cada etapa do projeto, incentivando os alunos a explorarem o conhecimento científico de forma criativa e transformadora.