Feira das Ciências: Alunos do EFAF e EM já começaram a discutir suas ideias para um mundo melhor

1 de abril de 2024

A Feira das Ciências 2024 já começou! Com o tópico gerador “Ciência em todo canto: os jovens na construção de um mundo melhor”, o evento vai contar com a participação de todas as turmas do 6º ao 9º ano EFAF. Os alunos do 1º e 2º ano EM que tiverem interesse também poderão apresentar seus projetos.

A Feira das Ciências é um grande projeto acadêmico que envolve todas as áreas do conhecimento e que acontecerá durante todo o primeiro semestre e início do segundo. Este ano, haverá trabalhos em 5 modalidades: Jovens Conferencistas Científicos, Experimentos Científicos, Vídeo e Ciência, Criação de Jogos e Subjetividade Científica. Além dessas modalidades, teremos um novo formato de apresentação: a Palestra.

“Durante a Feira, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a prática científica, desde a identificação de um problema até a publicação de um trabalho que busque soluções para esse problema. É importante que eles tenham em mente que a principal meta a ser alcançada é a sensibilização para problemas existentes e a busca de soluções. Outro enfoque importante é a preocupação com aspectos sociais que podem promover a inclusão, o respeito ao outro e à diversidade.”, explica o professor Alessandro Carvalho, integrante da Comissão do projeto. Todo o trabalho é desenvolvido pelos estudantes, sob a supervisão dos professores orientadores indicados pela Comissão da Feira.

As apresentações acontecerão nos dias 2 e 3 de agosto. Até lá, os alunos vão pesquisar bastante, escrever e usar diferentes estratégias para trabalhar o tema escolhido. E a Feira não para por aí! As equipes interessadas poderão participar de eventos científicos realizados por outras instituições, como o Encontro de Jovens Cientistas, onde poderão compartilhar suas ideias e, ainda, conhecer os projetos e iniciativas de outros estudantes. Bacana, né?!

Vamos acompanhar cada etapa desse projeto?! Desejamos sucesso e grandes ideias para todas as equipes!