Feira das Ciências: Alunos e orientadores já deram início à produção dos projetos

Notícias

Feira das Ciências: Alunos e orientadores já deram início à produção dos projetos

Feira das Ciências: Alunos e orientadores já deram início à produção dos projetos

8 de abril de 2022

Está sentindo um cheirinho de ideias novas no ar? Percebeu como os dias de aula andam ainda mais alegres e cheios de vida? Tudo isso porque a Feira das Ciências está de volta! Por causa da pandemia, o projeto não foi realizado em 2020 e precisou ser adaptado em 2021. Mas, com nosso retorno ao espaço físico do Colégio, a Feira foi retomada e a gente já consegue ver como tudo ao seu redor se transforma.

As equipes já estão formadas. Os alunos e seus orientadores se conheceram no sábado, 2 de abril. “Cheguei 10 minutos antes do horário combinado e o pátio já estava cheio de crianças com olhares de expectativa e de alegria. Eram crianças que nunca tinham tido a oportunidade de vivenciar a nossa Feira das Ciências com esse formato tão rico. Era um sábado e elas estavam felizes por estarem na escola. E eu emocionado por ver a escola viva novamente, no contexto da Feira das Ciências”, disse o coordenador do projeto, professor Alessandro Carvalho.

Em apenas um encontro, deu para perceber como os alunos estão empolgados com suas primeiras ideias e projetos. Entre os temas iniciais das equipes estão desigualdade social e de gênero, consumismo, reciclagem, educação no trânsito, ansiedade, abandono de animais e muitos outros assuntos que impactam as vidas de muitos de nós.

A partir das pesquisas, reflexões e discussões com os orientadores, as equipes vão propor soluções para diferentes problemas que conseguiram identificar e que as preocupam. No decorrer do processo, os alunos desenvolvem diferentes habilidades úteis não apenas para o projeto, mas para a vida. “Como é bom trabalhar com esses meninos. Como eles aprendem com esse trabalho, na relação com os colegas e com os orientadores. E como esses orientadores são interessados, comprometidos, competentes”, pontuou Alessandro.

A curiosidade e a ansiedade estão batendo forte aqui porque sabemos que podemos sempre esperar reflexões importantes e ideias práticas e aplicáveis de todas as equipes. O próximo encontro aos sábados está previsto para o dia 30 de abril. Até lá, as equipes continuam desenvolvendo seus projetos com o apoio dos orientadores. O calendário completo, regulamentos e outras informações estão disponíveis no GSA da Feira.