
Grupo do 2º EM conquista ouro no Jovens Cientistas com vídeo sobre rotina e saúde mental na pandemia
O ano já está quase no finalzinho, mas ainda temos muitas boas notícias para compartilhar. Uma delas é a medalha de ouro conquistada pelos alunos Fernanda Perez, Guilherme Gradin, Luiza Palavizini e Yasmin Queiroz, do 2º ano EM, no 11º Encontro de Jovens Cientistas. Orientados pela psicopedagoga Luzia Bacciotti, o grupo produziu o vídeo “2020”, que discutiu o impacto da rotina absoluta sobre a saúde mental, que foi comum, principalmente, durante o período de quarentena na pandemia do novo coronavírus.
No vídeo, o espectador acompanha o cotidiano de uma adolescente, alterado devido ao isolamento e à impossibilidade de mudar de ambiente ou de pessoas com as quais interage. Dessa forma, a garota fica cada vez mais desmotivada em relação às tarefas diárias que a prendem em um ciclo extenuante.
Para produzir o material, o grupo buscou entender as vertentes desse cansaço. “Inicialmente, discutimos quais problemas mais afetam os indivíduos na sociedade contemporânea. Notamos que, desde 2020, com o início da pandemia, há um cansaço coletivo, pois a limitação imposta pela quarentena, que impede as pessoas de sair, implica na forma de lidar com o desgaste diário”, afirmaram os alunos.
Houve nervosismo na hora da apresentação? Sim! É normal! Mas toda a preocupação se transformou em uma imensa alegria. “Eu estava bastante nervosa para a apresentação, imaginava diversas possibilidades, tinha muitas ideias pessimistas de tão ansiosa que eu estava. Mas os avaliadores ficaram encantados com o nosso vídeo e nós também. Foi uma honra receber a premiação de 1º lugar”, disse Fernanda.
“Eu realmente fico muito feliz com essa premiação. Mesmo com tantos concorrentes, eu estava confiante, pois sabia da profundidade do tema e quão bem o elaboramos. Ainda assim, fiquei bastante nervoso durante a apresentação, mas no fim deu tudo certo e fizemos um projeto incrível”, comentou Guilherme.
Luiza contou que levar o trabalho para a UFBA e apresentá-lo diante de uma plateia nova assustou um pouco. “Assim que nos apresentamos, tive medo das perguntas dos avaliadores, porém nos saímos muito bem mais uma vez e isso me deixou bem mais confiante e esperançosa de conseguir o primeiro lugar. Este projeto tem um lugar especial no meu currículo e nas minhas lembranças”, disse a aluna.
Quem também estava confiante, apesar das incertezas, foi Yasmin, e ela comemorou o fato de poder ampliar a discussão de um tema tão importante. “Mesmo a sociedade caminhando para um ‘novo normal’, as consequências psicológicas da pandemia – como o cansaço – trazem sequelas. Por isso, eu fico feliz com o resultado e com a oportunidade de divulgar esse tema para outras pessoas”, pontuou.
Este ano, treze projetos desenvolvidos pelos nossos alunos do 6º EFAF ao 2º EM durante a Feira das Ciências 2021 foram apresentados na 11ª edição do Encontro de Jovens Cientistas, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Anglo parabeniza e se orgulha de todas as equipes que participaram e brilharam no evento. E já podem ir pensando nos temas que serão desenvolvidos no próximo ano!