Jovens Cientistas: Projetos do 8º ano são premiados na UFBA

Jovens Cientistas: Projetos do 8º ano são premiados na UFBA

24 de outubro de 2022

Dois projetos do Anglo foram premiados no 12º Encontro de Jovens Cientistas, realizado entre os dias 18 e 21 de outubro, no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao todo, sete equipes do Anglo, todas do Ensino Fundamental – Anos Finais (EFAF), participaram do Jovens Cientistas 2022, com apresentações nos formatos online e presencial. Essa foi a 10° participação da escola nesse evento, e foi possível demonstrar, mais uma vez, para a comunidade acadêmica da Bahia, a força da nossa formação científica. Os projetos, que foram originalmente apresentados na nossa Feira das Ciências, conquistaram medalhas de ouro e bronze. Confira:

1º lugar na categoria Gabinete de Curiosidades Científicas (Experimento)
Detector de fumaça inteligente 2.0

Autores (8º ano): Bernardo Pio, Gabriel Doria, Henrique Barreto, Maria Clara Gradin, Maria Eduarda Carqueija e Rafael Dantas
Orientador: professor Danilo Ribeiro

3º lugar na categoria Vida de Jovem Cientista (Comunicação oral)
LOCPET: Site para localização de cães e gatos em situação de rua

Autores (8º ano): Juliana Lima, Luísa Seixas, Maria Luísa Cordeiro e Mariana Freire
Orientadora: Eniara Figueredo
Coorientadora: Juliana Abbehusen

“O evento foi muito rico, com a participação de estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o estado. Apesar da grande quantidade e qualidade de trabalhos, o Anglo teve duas equipes contempladas com o prêmio Jovem na Ciência. A premiação de apenas duas equipes parece pouco, mas diante da grande quantidade de trabalhos, é um número de muita expressão”, disse o coordenador da Feira das Ciências e professor de Biologia, Alessandro Carvalho.

Alessandro também destaca que todos os alunos, mesmo aqueles que não foram premiados, ganharam muito com o evento ao ter a oportunidade de debater com professores doutores e com muitos estudantes e profissionais de todas as áreas e de diversas partes da Bahia. “Para os alunos que tiveram a apresentação presencial, no campus de Ondina, foi, ainda, uma excelente oportunidade de vivenciar um dia na Universidade, compartilhando o restaurante e outros espaços com os universitários da UFBA”, pontuou.

E mais! O percurso da Feira das Ciências até o Jovens Cientistas, um evento tão importante no cenário científico, foi longo e cheio de aprendizados. Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar procedimentos com todos os elementos essenciais para o desenvolvimento de um trabalho acadêmico. “Tenho certeza que, no futuro, esses estudantes estarão plenamente preparados para desenvolver uma vida acadêmica de forma tranquila, nas suas faculdades e escolhas profissionais”, concluiu o coordenador.

O Anglo parabeniza todas as equipes que marcaram presença no Jovens Cientistas. Vocês são vencedores!