NAP trabalha habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho com 1º EM
30 de junho de 2020
O mundo se transforma o tempo inteiro. Uma das tendências atuais e que deverá se estabelecer no futuro é a necessidade do desenvolvimento de competências socioemocionais. Para que nossos alunos estejam preparados para essa nova realidade, o Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) realiza o Projeto de Educação Emocional. No 1º ano do Ensino Médio, as atividades estão diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho.
“A gente tem lido mito sobre como as empresas estão valorizando as habilidades e competências socioemocionais. Por isso, no 1º EM, juntamos o Projeto de Orientação Profissional ao de Educação Socioemocional. Nosso foco é falar sobre essas habilidades no ambiente de trabalho”, explicou a psicopedagoga Luzia Bacciotti.
Uma das atividades com os alunos foi baseada num jogo chamado Veritek, criado por alunos da Universidade de São Paulo (USP). “Ele tem uma base, que é uma cartela numerada, e peças que vão se encaixando à medida que os participantes encontrem as respostas para as questões propostas, que são referentes às competências socioemocionais”, disse Luzia.
Após responder todas as perguntas, os grupos de alunos olhavam o verso da cartela, onde uma figura geométrica aparecerá caso as respostas estejam certas. Se a figura geométrica não aparece, é porque alguma definição está incorreta.
As habilidades começam a ser observadas e trabalhadas antes mesmo do jogo começar. “A forma como eles montaram os grupos já estava sendo observada. Depois, eu distribuía papeis com um número no verso e pedia que eles não olhassem. Como eu me comporto diante de uma curiosidade? Eu costumo agir de forma impulsiva?”, disse Luzia.
O projeto continua! Em breve, vamos falar sobre outras atividades.