Nós e o Estado: 1º EM analisa áreas de Salvador e sugere intervenções

Nós e o Estado: 1º EM analisa áreas de Salvador e sugere intervenções

29 de agosto de 2022

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio realizaram mais uma atividade do projeto “Nós e o Estado”, que é orientado pelos professores Fábio Mutti (Geografia) e Jailon Gama (Sociologia). As turmas analisaram localidades de Salvador e sugeriram intervenções baseadas nos principais problemas que identificaram. As áreas foram o litoral do subúrbio, litoral oceânico, região de Alagados, Rio Camarajipe, Rio das Pedras e avenidas de vale.

A equipe que analisou o litoral oceânico percebeu algumas características da região, como a ação do salitre, a presença de pequenos negócios, a exemplo de bares, muitas praias e instalação de equipamentos recentes, como uma piscina olímpica e a construção de novas praças.

Em relação aos principais problemas, o grupo identificou a falta de vegetação e mata ciliar, o congestionamento no trânsito e a alta emissão de carbono, o acúmulo de lixo e poluição, alagamentos e semáforos quebrados. A partir dessa análise, algumas das soluções propostas foram aumentar o número de vias, plantar na área litorânea sem intervir na mobilidade, colocar mais latas de lixo e bueiros, além de fazer a manutenção frequente dos semáforos.

E teve mais! Na aula, os alunos também tiveram a experiência online de administrar uma cidade jogando o “Cidade em jogo”. “Os alunos perceberam que, quanto maior a cidade, mais complexo é administrar. No jogo, alguns se deram bem, outros faliram suas cidades”, disse o professor Fábio.