ONHB: Alunos têm a oportunidade de aprofundar estudos sobre História em olimpíada nacional

6 de março de 2023

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Podem participar alunos do 9º EFAF ao 3º EM. Organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB reúne alunos de todo o país em uma competição inovadora que envolve o estudo de temas de História, Sociologia, Literatura e Artes.

Os estudantes que desejarem participar, deverão se organizar em equipes de três integrantes (do 9º ano EFAF ao 3º ano EM) e convidar um professor de História do Colégio para ser seu orientador. As inscrições devem ser realizadas no site www.olimpiadadehistoria.com.br, e custam R$ 75,00 por equipe.

A ONHB é constituída por seis fases de provas online, com duração de uma semana cada, e uma fase final e presencial, para as equipes classificadas, que se realizará em agosto deste ano, no campus da Unicamp, em Campinas.

Nas seis fases online (entre maio e 11 de junho), a cada semana, os nossos alunos deverão estudar uma grande coletânea de artigos, documentos públicos e privados, letras de música, obras de arte, mapas e livros indicados pela equipe organizadora da Unicamp, o que os auxiliará na resolução das questões propostas. A orientação dos alunos ocorrerá aos sábados, no Colégio. Nesses encontros, os alunos discutirão com os professores orientadores o material disponibilizado pela universidade.

“A ONHB é uma experiência inesquecível e tem sido um desafio estimulante, muito enriquecedor e repleto de aprendizagens. Entender a História do Brasil (e do mundo), aprender mais sobre Sociologia e sobre Artes é fundamental para a formação acadêmica de nossos estudantes, para a constituição da cidadania e a compreensão dos contextos sócio-políticos, econômicos e culturais nos quais se desenvolvem as nossas vidas”, pontuou a coordenadora do EM e professora de História, Ana Paula de Camargo.

Confira o calendário da ONHB:

(01/02 a 12/03) Primeiro período de inscrições – R$75,00 por equipe
(13/03 a 27/04) Segundo período de inscrições – R$115,00 por equipe