ONHB: Equipes e professores aproveitam internet como ferramenta para discutir questões
30 de junho de 2020
Três equipes do Anglo seguem na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)! Chegar à quinta etapa não foi fácil. As provas exigem muita leitura, reflexão e debate. As equipes têm autonomia para dar as respostas que considerarem mais adequadas, no entanto, para ser múltiplas de opiniões e mais enriquecedoras, as discussões são realizadas por todos os grupos reunidos aqui no Anglo, nas manhãs de sábado, e se estendem pelo WhatsApp até o prazo final para fechamento da prova online.
“A prova abre segunda-feira. Os alunos têm uma carga de trabalho ao longo da semana e vão tentando dar conta das atividades diárias e das leituras da ONHB”, disse a coordenadora do Departamento de Ciências Humanas, professora Ana Paula Camargo, que orienta as discussões aos sábados junto com o professor de História Jailon Gama. Muitas vezes, os grupos chegam para o debate com a prova concluída, entretanto, ao ouvir os colegas e os professores ou reler o material, surgem as dúvidas. “A gente estimula a reflexão nos alunos, pede para eles compararem, lerem novamente. Eles chegam com muitas convicções e nosso trabalho é fazer eles olharem para outros lados que ainda não foram vistos”, comentou a coordenadora.
E é aí que o debate esquenta e todos esquecem os relógios. “No geral, a gente sai do colégio por volta das 13h30. Mesmo assim, muitos não ficam convencidos das respostas, continuam inquietos, e mandam mensagens através do WhatsApp com uma série de pesquisas que fazem, demonstrando que estão envolvidos com o trabalho”, comemorou Ana Paula.
A coordernadora destaca o uso do WhatsApp de forma positiva, como um instrumento que promove o debate, aproximando quem está distante. “Para mim, é muito interessante essa discussão através do aplicativo de mensagem. A gente vive num mundo onde a capacidade de influenciar positiva ou negativamente é muito forte. E a gente mostra que o WhatsApp é uma ferramenta que pode ser usada para alimentar o conhecimento. As discussões, mesmo em horários que não são dedicados à aula, reforçam nos alunos como podemos usar a internet e as várias ferramentas que temos da melhor forma possível”, ressaltou.
Para finalizar, Ana Paula destacou que, apesar de estimular a competitividade, com equipes do Brasil inteiro sendo desclassificadas todas as semanas, o caráter da ONHB é muito mais de incentivar a pesquisa e levantar reflexões sobre temas que, muitas vezes, não seriam vistos nas aulas. “O mais importante é o debate que conseguimos travar e que a gente jamais travaria em sala de aula porque a pauta é mais associada a um conteúdo cobrado no vestibular”, concluiu.
Parabéns, galera! Rumo à 6ª etapa!