Orientação Profissional: Ex-alunas compartilham experiências em BI e universidade internacional

Notícias

Orientação Profissional: Ex-alunas compartilham experiências em BI e universidade internacional

Orientação Profissional: Ex-alunas compartilham experiências em BI e universidade internacional

1 de junho de 2022

Receber nossos ex-alunos no Colégio é sempre um momento de muita alegria. Quando a visita é para compartilhar experiências com quem estuda aqui, a ocasião se torna ainda mais especial. Quem passou pelo Anglo esses dias foram as alunas Cecília Veras e Maria Fernanda Lima. Elas foram convidadas por Luzia Bacciotti, orientadora do Ensino Médio, para dividir com as turmas do 2º ano EM um pouco sobre suas escolhas acadêmicas. O bate-papo é parte das ações do Projeto de Orientação Profissional, promovido pelo Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP).

Cecília faz Bacharelado Interdisciplinar (BI) de Humanidades na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Maria Fernanda optou por um curso na McGill University, instituição de ensino superior localizada em Montreal, no Canadá. As duas deixaram de lado as alternativas mais tradicionais após refletirem bastante sobre o que queriam e analisarem vantagens e desvantagens de suas opções. Hoje, mesmo com os cursos ainda em andamento, elas se sentem realizadas e seguras de suas escolhas.

Cecília explicou que a UFBA oferece BI’s em quatro grandes áreas: Humanidades, Saúde, Ciência e Tecnologia e Artes. O candidato opta pelo BI que mais tem relação com sua área de interesse e pode montar sua grade curricular de acordo com o que mais quer aprender. O curso tem três anos de duração e, após esse período, é possível concluir a faculdade e ir para o mercado de trabalho ou ingressar numa graduação tradicional na própria UFBA, eliminando da grade curricular as disciplinas que já foram cursadas durante o BI. “O BI foi criado para ajudar, não para dificultar. Muitas vezes você vai ficar em dúvida, vai se sentir perdido, mas o BI te acolhe e oferece a oportunidade de você se encontrar e descobrir ao longo do curso com o que você mais se identifica”, pontuou Cecília.

No Canadá, Fernanda vai se formar bacharel em Artes com foco em Ciência Política e Estudos de Desenvolvimento Internacional. Ela viajou para o país durante o intercâmbio no Ensino Médio e, conhecendo as possibilidades que teria lá, decidiu concluir o ensino regular e começar a faculdade no país. Uma das características que a atraiu foi a forma de seleção. Ao contrário do Brasil, que foca em processos seletivos como o vestibular e o ENEM, o Canadá considera o conjunto de notas do aluno durante o Ensino Médio para definir o ingresso na faculdade. “É um processo seletivo menos estressante, no qual a gente vai construindo nossas oportunidades aos poucos”, afirmou. Outro ponto que pesou na hora da escolha foi a possibilidade de ter programas flexíveis e multidisciplinares, podendo transitar por diferentes áreas do conhecimento.

Foi um bate-papo leve e alegre! As ex-alunas compartilharam suas trajetórias, deram dicas, tiraram dúvidas e se colocaram à disposição para conversar mais com todos os colegas. Obrigado, Cecília e Fernanda! Somos só orgulho por ver o crescimento de vocês!