Português: 9º ano conversa sobre vida e obra de Kafka em bate-papo com Selene Dias
“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”. Assim começa o livro “A metamorfose”, de Franz Kafka, um dos autores mais importantes da Literatura Moderna. O texto, escrito em 1912 e publicado em 1915, é uma das leituras dos alunos do 9º ano nas aulas de Português da professora Camila Gusmão. Para que os alunos conhecessem melhor o autor e o conjunto da sua obra, Camila convidou Selene Dias, uma de nossas diretoras e grande admiradora e estudiosa de Kafka, para um bate-papo com as turmas.
“Eu sempre fui apaixonada por Franz Kafka, e o primeiro livro que li foi ‘A metamorfose’. A boa literatura é atual para qualquer momento do mundo. Eu tinha 15 anos quando li pela primeira vez, e me identifiquei porque, quando somos adolescentes, a gente não sabe o que vai fazer com nosso próprio corpo. Alguns crescem demais, outros se tornam desastrados… o desarrumar do corpo, se sentir deslocado, faz parte dessa fase. Com o convite de Camila, reli o livro e me identifiquei novamente. Hoje tenho uma cicatriz no braço, tenho uma deformidade, passei por um processo de metamorfose, e por mais resolvida que eu seja, é difícil se olhar no espelho e não ver mais a mesma pessoa”, contou Selene.
Para ampliar a percepção dos alunos sobre a obra, Selene também trouxe exemplos de como o livro foi adaptado por diferentes manifestações artísticas: “A metamorfose” já foi tema de apresentações de ballet, desenhos, filmes, uma pintura de Salvador Dalí e até música, com o álbum “Crua”, do brasileiro Otto, que é totalmente dedicado à obra de Kafka.
Além de falar sobre “A metamorfose”, Selene trouxe informações sobre produções de Kafka. Ela citou outros textos e alguns dos temas mais comuns na obra do autor, como a crise financeira no mundo, questões econômicas que a Europa estava vivenciando, o surgimento do nazismo e episódios de racismo contra negros e judeus, a coisificação do homem moderno e a alienação da vida.
Que bate-papo enriquecedor! Os alunos estão terminando a leitura do livro e temos certeza que, agora que sabem mais sobre a vida e o trabalho do autor, vão compreender melhor a temática kafkiana e querer ler mais livros dele. E o Anglo convida toda a comunidade escolar a conhecer ou reler a obra de Kafka também.