Quem eu sou e como o Brasil surgiu: Alunos do 1º e 2º EFAI compartilharam aprendizagens com as famílias

4 de junho de 2023

A Mostra de Estudos Culturais, realizada no sábado, 3 de junho, foi um grande sucesso de público e de crítica! Os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais subiram ao palco para compartilhar com as famílias um pouco das múltiplas aprendizagens da 1ª unidade em todas as disciplinas do ciclo.

No 1º ano, o tema foi “Memórias da infância”. Ao longo da unidade, as crianças discutiram e conheceram mais sobre suas próprias identidades, quem são e o que mais gostam de fazer em família. Elas também resgataram brincadeiras da infância dos seus pais e avós e trouxeram registros de momentos felizes em família. No auditório, a apresentação da turma foi baseada no livro “Casa de vó”, da autora Nairzinha. As crianças se divertiram encenando a história de crianças que se divertem à beça quando vão visitar o vovô e a vovó.

Na turma do 2º ano, o tema foi “Chegança”. As crianças estudaram sobre o povoamento do Brasil e o encontro entre as duas culturas: a dos indígenas e a dos europeus. Os alunos também discutiram sobre as heranças que esses povos nos deixaram e as consequências dos conflitos que existiram entre eles. No palco, indígenas e turistas de hoje em dia se encontraram na floresta e, assim como em 1500, esse encontro foi transformador para os dois grupos.

Na plateia, pais, mães, irmãos e avós viam tudo com expressões de puro encantamento. Ao final de cada cena, os alunos, ainda com frio na barriga típico dessas apresentações, eram acalmados com uma forte salva de palmas. Parabéns, crianças! Vocês brilharam muito na Mostra de Estudos Culturais.