Quem foi Myriam Fraga? 5º ano conversa com Selene Dias sobre história e legado da escritora

A biblioteca do Anglo se chama Myriam Fraga e, nela, há um espaço dedicado à memória da escritora, com sua escrivaninha e outros objetos pessoais. Mas, será que todo mundo sabe quem foi Myriam? Os alunos do 5º ano não sabiam. Curiosos, eles receberam Selene Dias, uma de nossas diretoras, para falar sobre a história de Myriam e do nosso colégio.

Poeta, jornalista e biógrafa, Myriam faleceu em 2016. À época, era vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, a qual integrava desde 1985, e Diretora da Fundação Casa de Jorge Amado há 30 anos, desde a criação da instituição. Começou sua carreira em 1950, com poemas publicados em jornais e revistas. Seu primeiro livro, “Marinha”, foi publicado em 1964. Sua última visita ao Anglo foi em 2015, quando bateu um papo enriquecedor com as turmas do 2º ano do Ensino Médio sobre a obra de Castro Alves.

“Myriam foi uma grande escritora, poetisa, mulher e sua obra tem grande representatividade”, disse Selene. Além de ouvir sobre a escritora, os alunos também aprenderam um pouco mais sobre a história do Anglo e as diversas mudanças pelas quais o colégio passou ao longo dos anos.

A turma do 5º ano está homenageando Myriam Fraga na Semana de Cultura e Livros com o Escambo Literário. Na semana passada, os alunos recolheram livros que serão trocados durante o evento, marcado para acontecer entre os dias 23 e 27 de setembro. Quem trouxe livros, não pode esquecer de trazer nossa moeda, chamada de Myriam Fraga, para escolher suas novas leituras.

Fotos: Melina Endraos