Iniciativa de sucesso, Aprendendo a Empreender é apresentado no Encontro Nacional de Química

Notícias

Iniciativa de sucesso, Aprendendo a Empreender é apresentado no Encontro Nacional de Química

Iniciativa de sucesso, Aprendendo a Empreender é apresentado no Encontro Nacional de Química

31 de maio de 2021

O Aprendendo a Empreender, um dos projetos desenvolvidos pelo Departamento de Ciências Naturais no Ensino Fundamental – Anos Finais, foi um dos destaques do 20º Encontro Nacional de Química (ENEQ). A iniciativa foi apresentada no evento virtual pela professora de Ciências Carol Freitas, que destacou a importância de compartilhar as ideias de sucesso com professores, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil: “O Departamento de Ciências Naturais trabalha com muitos projetos (Carrinho, Feira das Ciências, Horta, Foguete etc), e sempre foi uma preocupação nossa que os resultados não ficassem restritos à comunidade Anglo, mas que pudéssemos compartilhar tantas ideias bacanas com uma comunidade científica maior, que possa fazer uso dessas estratégias. E foi assim com o ENEQ”, explicou.

Realizado desde o ano de 2013, o Aprendendo a Empreender (antes chamado de Química Empresarial) desafia os alunos do 9º ano a criarem suas próprias empresas de cosméticos artesanais sob a orientação dos professores de Ciências e Matemática. Das primeiras ideias, passando por etapas como a formação da equipe, planejamento financeiro, compra de matérias-primas, produção, venda até a divisão de lucros, os alunos compreendem na prática diversos conteúdos e ainda experimentam o empreendedorismo.

O Aprendendo a Empreender foi selecionado para o Encontro Nacional de Química entre muitos outros trabalhos do Brasil inteiro. O projeto foi apresentado dentro da categoria “Ensino e Aprendizagens”, que reuniu experiências exitosas relacionadas ao ensino da Química da educação básica ao nível superior. “Isso nos deixou muito felizes, orgulhosos do trabalho que é desenvolvido por toda a equipe Anglo e certos de que esse projeto, de fato, traz contribuições muito relevantes”, disse Carol. A professora ainda comentou o quanto é gratificante para ela saber que está contribuindo para que os alunos tenham uma formação muito mais completa e humana, aplicando o conhecimento na vida de maneira efetiva.

Uma das alunas que levaram o que aprenderam no projeto para o cotidiano é Bruna Sarno, que está no 3º ano do Ensino Médio. Bruna viu a oportunidade de empreender e, hoje, lucra com seu próprio negócio, a Boo Lembrancinhas. “Minha mãe sugeriu que eu continuasse produzindo e aí comecei a pensar em como faria. Comecei com pequenas encomendas para pessoas aqui do Colégio que sentiam falta do projeto e queriam mais produtos, depois divulguei para pessoas da minha família, que indicaram os produtos a outras pessoas”, disse a aluna.

Os conhecimentos adquiridos no Aprendendo a Empreender foram importantes em cada etapa da Boo, da compra de materiais com os fornecedores passando pela precificação e divulgação dos itens no Instagram. Com a ajuda da família, Bruna montou uma pequena estrutura para produzir em casa. Ela aproveitou um recipiente de vidro que já tinha, comprou uma colher de silicone e luvas e conseguiu reservar um espaço fresco para a linha de produção. A aluna também agregou novos produtos e aproveitou datas comemorativas, como o Dia das Mães, para montar kits especiais. Tudo é produzido sob encomenda e personalizado de acordo com a preferência do cliente. “Além de Bruna, temos outros alunos que, ainda na fase escolar, já têm suas próprias iniciativas empreendedoras”, comemorou Carol.

Este ano, em virtude das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o projeto assumirá outro formato. Em breve vamos contar todas as novidades!

Parabéns, alunos e professores! Ficamos cheios de felicidade e orgulho por acompanhar os resultados do projeto e por ver a iniciativa ganhando o Brasil.