Turma do 8º apresenta resultado de pesquisa sobre gênero e preconceito feita no Dia das Línguas

Notícias

Turma do 8º apresenta resultado de pesquisa sobre gênero e preconceito feita no Dia das Línguas

30 de junho de 2020
Mulheres podem ser heroínas? Que pergunta boba! É claro que sim! Os alunos de Mandarim do 8º ano, Guilherme Gradin e Rafael Cezimbra, escolheram contar para a comunidade escolar, no Dia das Línguas Estrangeiras, a história de duas mulheres guerreiras: Mulan e Maria Quitéria. Atrelado a isso, Guilherme e Rafael trabalharam questões relativas a gênero e preconceito. 
 
O principal objetivo dos alunos foi informar sobre a situação da mulher na sociedade. Durante o Dia das Línguas, a comunidade escolar foi convidada a participar de uma pesquisa na qual responderam perguntas sobre Mulan e Maria Quitéria, além de deixarem sua opinião sobre o papel social feminino. Para a pesquisa, foi usada a ferramenta Kahoot, uma plataforma de aprendizagem que usa testes de múltipla escolha. 
 
Uma das conclusões da pesquisa mostrou que 50% dos entrevistados acreditam que a nossa sociedade é consideravelmente ou totalmente machista. Outros resultados que chamaram a atenção dos alunos foram que os participantes não conheciam a verdadeira história das personalidades, e apenas 17% conheciam a trajetória de Maria Quitéria, heroína baiana da independência do Brasil. Confira os resultados da pesquisa nos gráficos abaixo: