Usando sucata, 8º ano constrói sistema respiratório e observa seu funcionamento
30 de junho de 2020
Inspira, respira e não pira. Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental construíram modelos do aparelho respiratório humano usando sucata e materiais do nosso Laboratório de Ciências. A atividade é parte do conteúdo das aulas de Ciências da professora Juliana Abbehusen.
O sistema respiratório é formado pelas cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Toda essa estrutura é responsável por captar oxigênio e liberar gás carbônico, movimento essencial à vida.
As turmas utilizaram garrafa pet, balões, mangueira e outros itens para representar cada uma das partes do aparelho. A atividade permitiu que os alunos reproduzissem e observassem fenômenos como a inspiração e expiração.
“Fizemos a analogia entre os itens usados na construção dos modelos e as estruturas do sistema respiratório. O balão vermelho, por exemplo, representou o diafragma, e os alunos puderam observar a contração e o relaxamento do órgão, um movimento que possibilita puxar e repelir o ar durante a respiração”, explicou a professora Juliana.