2º EFAI conversa com historiador sobre a formação da capital baiana

2º EFAI conversa com historiador sobre a formação da capital baiana

9 de agosto de 2022

Você conhece o escudo de Salvador? Sabe quem foi o primeiro governador-geral do Brasil? Já ouviu falar sobre o sistema de capitanias hereditárias? A turma do 2º ano EFAI aprendeu sobre esses e outros assuntos relacionados à formação de Salvador num animado bate-papo com o historiador e pai do aluno Inácio, Vladimir Pinheiro.

A atividade está inserida em dois projetos: “Cartas”, da disciplina de Língua Portuguesa, e “Formação da sociedade soteropolitana: A Salvador de ontem e hoje”, de Ciências Humanas. O convite para Vladimir foi escrito à mão pelos próprios alunos, em formato de carta, e sua resposta também chegou para a turma em uma cartinha. Os alunos aprenderam quais elementos devem ter nesse gênero textual a partir da leitura e análise de diversas cartas trazidas de casa e que estão em livros como “Querido mundo, como vai você”, “O carteiro chegou” e “Tem uma história nas cartas de Marisa”.

Convite aceito e tudo combinado, chegou a hora do bate-papo no nosso auditório. A turminha estava curiosa, cheia de perguntas e a conversa foi rica. Os alunos viram uma imagem do brasão de Salvador, construído com imagens que remetem às principais características da capital baiana: dois golfinhos, indicando que a cidade fica à beira-mar; uma pomba com folhas no bico, representando o momento em que os navegantes portugueses encontraram a terra que viria a ser chamada de Brasil; e torres altas, significando que era uma cidade capital.

Eles também conversaram sobre o choque que os indígenas devem ter tido ao ver os portugueses no início da colonização. “Os indígenas nunca haviam visto uma caravela, nunca haviam visto um cavalo. Tudo era novidade para eles”, disse Vladimir. Outro tema do bate-papo foi a economia no Brasil, com a exploração dos bens naturais e a inserção de novas culturas, como a cana de açúcar.

O encontro foi cheio de histórias e muito conhecimento! Obrigado, Vladimir! E parabéns, turminha do 2º EFAI, por aproveitar o momento e explorar as possibilidades de aprendizagens que ele proporcionou.