Aluno do 2º EM participa de simulações da ONU nas universidades de Yale e Harvard, nos EUA

Lembra que o aluno Vinicius Pereira, do 2º ano do Ensino Médio, estava se preparando, durante as férias, para participar de simulações de assembleias das Organizações das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos? As simulações aconteceram e foram um sucesso! Foram dez dias de viagem. As atividades aconteceram entre os dias 17 e 20 de janeiro, na Universidade de Yale, e entre 24 e 27 de janeiro, na Universidade de Harvard, e Vinicius contou um pouco sobre a experiência inesquecível e enriquecedora. O aluno foi classificado para a fase internacional após participar das etapas realizadas na Bahia e em Brasília.

Em Yale, Vinicius representou o Paquistão na Comissão de Narcóticos. Em seu grupo, formado por cerca de 60 pessoas que representavam outros países, era preciso elaborar propostas com estratégias para acabar com o uso de drogas e rever antigos acordos e suas violações. “Foi uma simulação de enorme aprendizado para mim. O que me surpreendeu foi a competitividade americana. Eu senti que eu era uma das pessoas que tinha mais conteúdo, até os avaliadores me disseram que, no futuro, eu poderei ser um ótimo advogado, só que meu nível de competitividade era muito menor”, comentou Vinicius. No total, mais de 2 mil participantes, originários de cerca de 50 países, participaram dessa etapa.

Em Harvard, o nível dos debates era ainda mais alto. “Eram 3.300 delegados [como são chamados os debatedores], de diversos continentes”, comentou o aluno. Vinicius foi delegado do Chile, representando o país no Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). “Debati sobre a crise do ópio mundial, o narcoterrorismo e o controle sobre o tráfico internacional”, disse.

Assim como aconteceu em Yale, Vinicius pode observar em Harvard a competitividade dos americanos. “Os alunos de lá treinam o ano inteiro para essas simulações e vão em busca de premiações. Eles também têm mais tempo para se preparar. Em outubro, os colégios americanos já sabiam o que seria debatido nas simulações, enquanto eu só recebi o tema no dia 15 de dezembro”, afirmou.

Mas a experiência, que já soma pontos positivos para o currículo do estudante, deixou um legado que vai além das boas lembranças e do aprendizado. “Foi simplesmente incrível! Conheci pessoas do mundo inteiro, fiz amizades incríveis. Dentro do meu Comitê, que tinha cerca de 90 delegados, pequeno em relação aos outros, tinha pessoas da Índia, da Venezuela, do Reino Unido, da França”, contou. Além disso, a participação num evento internacional abre as portas para outras simulações, que serão realizadas ao longo do ano em países como a África do Sul, Costa Rica e China.

Vinicius e a delegação brasileira nos EUA

O projeto – As simulações, promovidas pela Internationali Negotia, contam com alunos de várias escolas, divididos em grupos, que debatem temas históricos e atuais. Na atividade, os participantes se tornam representantes de países e órgãos ligados a ONU. A primeira etapa foi realizada na Bahia, e diversos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio representaram o Anglo discutindo acontecimentos ligados à Conferência de Berlim e ao Narcotráfico na América Latina. Em seguida, alguns alunos foram para a fase seguinte, em Brasília, onde debateram a Guerra dos Seis Dias, conflito árabe israelense que ocorreu em 1967.

A proposta foi trazida ao Anglo no ano passado, pelo Departamento de Ciências Humanas. “O objetivo da atividade é aprimorar a competência dos nossos alunos para o debate sobre temas da política internacional, e outras competências e habilidades. A indicação de Vinicius para a etapa internacional como um dos melhores delegados é um motivo de muito orgulho e satisfação para mim, para o departamento de Ciências Humanas e para toda a escola. Esse resultado é um exemplo concreto da eficiência e da eficácia do nosso trabalho em formar os nossos alunos, para atuarem no seu próprio país e no mundo”, comemorou a coordenadora do Departamento de Ciências Humanas, Ana Paula Camargo.

Parabéns, Vinicius!

Fotos: Acervo pessoal