Alunos do 9º ano vão fabricar e distribuir absorventes ecológicos em projeto de dignidade menstrual

10 de maio de 2023

Você sabe o que é pobreza menstrual? De acordo com a Unicef, esse fenômeno complexo está relacionado à falta de acesso a produtos adequados para a higiene menstrual, como absorventes e papel higiênico; a questões estruturais como a ausência de banheiros com saneamento básico; à falta de acesso a medicamentos ou serviços médicos para cuidar de problemas menstruais; e à desinformação sobre o ciclo menstrual e o autoconhecimento sobre o corpo. Para conscientizar e contribuir para amenizar o problema, os encontros de Consciência Social e Projetos, orientados pela professora Patricia Atahides, envolveram as turmas do 9º ano em uma iniciativa que visa à Dignidade Menstrual.

“No lançamento da ação, os alunos foram expostos à problemática social da pobreza menstrual. Eles assistiram ao documentário indiano ‘Tabu da menstruação’ e o associaram à realidade brasileira. A falta de recursos econômicos obriga muitas pessoas que menstruam a se ausentar ou até mesmo abandonar a escola e outras atividades”, pontuou a professora Patricia.

Ao longo do projeto, os alunos vão até a Sala Maker para confeccionar absorventes ecológicos reutilizáveis de tecido e montar kits com esses materiais, sabonete para higienização e folheto de instruções explicando como usar e como limpar corretamente. Todo o material será entregue a estudantes da Escola Municipal Hildete Lomanto, no bairro do Garcia.

O absorvente de tecido foi escolhido pensando em reduzir os impactos ambientais provocados pelo processo de produção e decomposição dos produtos descartáveis. Só para se ter uma ideia do prejuízo ao meio ambiente, uma pesquisa do Instituto Akatu revelou que uma pessoa que menstrua produz cerca de 200kg de lixo, durante toda a sua vida, apenas consumindo absorventes descartáveis.

As turmas já deram início ao projeto realizando ações com o objetivo de arrecadar o dinheiro necessário para a compra de matéria-prima para a produção dos absorventes. Com o valor adquirido na venda de lanches no intervalo das aulas, as turmas vão comprar tecido, botões e linhas.

Além disso, as turmas receberam para um bate-papo as mães e médicas Janaína Pio e Patrícia Mota, os professores Wellington Marinho (Matemática) e Nilzete Araújo (Artes Visuais), cujas disciplinas vão dar suporte a atividades do projeto, e a professora Luiza Moreno, que deu seu testemunho sobre o uso de absorventes reutilizáveis.

Dignidade menstrual é para todos! Vamos acompanhar passo a passo desse projeto lindo e necessário?